sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Estação de Trem de São Gonçalo



A linha, já não muito bem cuidada, passa nas imediações da estação de São Gonçalo dos anos 1950 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol VI, 1958, p. (252)

A estação em 2011,totalmente abandonada já que não existe mais linhas de trens que passem por ali( TGVBR ).
HISTÓRICO

O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina  o  trecho.
A Macaé-Campos, por sua vez, havia constituído e entregue o de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim, foi construído pela E. F. Carambola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 As paradas vão se sucedendo e o panorama não muda: Amaral, Itambi, Guaxindiba, Laranjal, Jardim Catarina. Em alguns pontos há pedras servindo de apoio para que os passageiros subam aos vagões, ou então bancadas e escadas de madeira, aterros e até alguma plataforma. Não há proteção para sol ou chuva. Banheiro e água, nem pensar. E segue o trem: Alcântara, Melado, Estrela do Norte, Rodo de São Gonçalo, São Gonçalo, Madama" (O Dia, 19/02/2003). Há diversas outras paradas mas recentes na linha, como Amaral, entre Visconde de Itaboraí e Itambi, e mais outras entre Guaxindiba e Alcântara, e entre esta e São Gonçalo (Estrela do Norte, São Miguel e Trindade), e mais algumas entre esta última e Porto da Madama (Patronato e Parada 40) . A estação de São Gonçalo é localizada bem no centro do município. Lixo pelos cantos da linha e o prédio da estação servindo de depósito de quinquilharias da prefeitura e como parada para o trem... até que ele parasse em 2006.

Alunos: Anáhluana Bastone e Matheus Pereira


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário