sexta-feira, 17 de junho de 2011

Terminal do Rink

Terminal do Rink em 1957. Por Manoel Bastos
 HISTÓRICO

Nesta foto tirada em 1957 por Manoel Bastos, nota-se a Praça do Rink (atual Praça Gen. Gomes Carneiro) tendo, na parte de baixo, a Rua Quinze de Novembro, à direita a Rua Dr. Bormann, à esquerda a Rua Alm. Teffé e na parte de cima a Rua Aurelino Leal. Nesta praça se observa um terminal de ônibus, pois até o começo da década de 80, os terminais de ônibus do Centro de Niterói eram espalhados pela cidade. No Rink ficavam as linhas da Região Oceânica (Itaipu, Piratininga), Rio do Ouro e Várzea das Moças (do lado niteroiense, pois o bairro é "dividido", de forma polêmica, entre Maricá, São Gonçalo e Niterói; a parte Maricá parava na Rua São João). 
Nessa época o Rink era considerado um lugar calmo, e com grandes belezas naturais.
A praça do Rink, já teve como um dos seus maiores frequentadores Dom Pedro II que chegou a vir para a solenidade de inauguração do chafariz do Largo da Memória, largo esse que depois ficou conhecido como praça do Rink.

 
Praça/Terminal do Rink em 2011. Foto: Vitor Wionoscky

HISTÓRICO
Hoje em dia todas as linhas com destino ao centro niteroiense param no Terminal Rodoviário João Goulart, mesmo assim o comércio ao redor da praça do Rink cresceu contando hoje com shoppings, feiras, universidades, mercados e etc., porém é notável seu abandono, a presença permanente de moradores de rua e práticas de prostituição geram um certo clima de insegurança. A noite o lugar não é muito bem iluminado embora ainda seja possível ver casais nos seus banquinhos e muitos funcionários do shopping e das lojas do entorno indo para lá nas horas de suas folgas. Mas, de um modo geral, o clima não é tão familiar, uma pena já que lugar é recheado de esculturas interessantes, tem um ponto de venda de mudas de plantas diversas e está situado num local muito privilegiado, perto de um shopping de grande expressão e da estação das barcas, podendo ser mais uma área verde na cidade se mais recursos fossem aplicados.

Aluno: Vitor Wionoscky



Nenhum comentário:

Postar um comentário