sexta-feira, 17 de junho de 2011

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante

Foto 1: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante em 1920. Por: Daniel Ribeiro.



Foto 2: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante em 2011 Por: Erick Nimrichter
 

HISTÓRIA
Em 6 de abril de 1579, o nobre Gonçalo Gonçalves recebia do Governador da Capitania do Rio de Janeiro a sesmaria localizada às margens do rio Imboaçu, e teria o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção, São Gonçalo D'Amarante. Contudo, esta data é imprecisa, sendo alvo de debates entre historiadores da cidade.
Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. Tendo a capela sido reconstruída, além de reformada diversas vezes.

FOTOGRAFIA
 Nas duas fotografias acima vemos imagens da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, após anos de sua construção, localizada no Bairro Zé Garoto em 1920 na primeira fotografia uma foto atual na segunda.
Comparando a fotografia antiga com a atual podemos notar que a estrutura básica se mantém igual, mas os detalhes da construção foram modificados, como o do topo da torre que hoje tem uma cor mais clara, uma nova janela e o paisagismo ao lado da escada principal Além da percepção de que a Igreja esteja mais ao alto do que nos seus primeiros anos.
 BIBLIOGRAFIA
São Gonçalo (Rio de Janeiro) <http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Gon%C3%A7alo_(Rio_de_Janeiro)> Último acesso em 10 de junho de 2011
Fotografia 1. O ontem e o hoje de uma cidade <http://www.territoriogoncalense.com/2009/01/o-ontem-e-o-hoje-de-uma-cidade.html> Último acesso em 10 de junho de 2011
Fotografia 2. Acervo do aluno

Alunos: Ana Luíza Rodrigues Buriche dos Santos e Erick Nimrichter

Nenhum comentário:

Postar um comentário